O Programa está estruturado em uma área de concentração, com duas linhas de pesquisa. São elas:
Área de Concentração: Sinais e Sistemas
Linhas de Pesquisa:
Fontes Renováveis de Energia
A integração de fontes renováveis de energia tem sido oprincipal objetivo dos pesquisadores que compõem esta linhade pesquisa. Utilizando conceitos de modelagem, controle eeletrônica de potência, os pesquisadores se propõem a modelarum sistema de conversão de energia e projetar controladorescapazes de atender os requisitos predefinidos, atentando paraos métodos de análise de estabilidade, de desempenho e derejeição de distúrbios.
De forma mais específica, o DEL tem desenvolvido projetos naárea de inversores multifuncionais, que são utilizados emsistemas fotovoltaicos. Principalmente em inversoresfotovoltaicos, onde há a possibilidade de operar em locaisisolados da rede de distribuição de energia elétrica e/oufornecer serviços auxiliares como a injeção de potência reativae compensação de correntes e tensões harmônicas. Nestetópico, o principal foco é a proposição de novas técnicas de detecção de falhas e controle e gerenciamento de fontesalternativas de energia, além da análise de impacto destasfontes no sistema elétrico.Em relação à modelagem de conversores eletrônicos, emparceria com a Universidade de Aalborg, Dinamarca, pesquisastêm sido realizadas em conversores modulares multinível. Amodelagem, o projeto de controle e o controle efetivo dessesconversores tanto em configuração delta quanto estrela sãotemas de vanguarda, no que toca a compensação de reativos ea transmissão em sistemas de alta tensão. Como astecnologias de chaves eletrônicas já estão consolidadas naindústria, o principal gargalo está na modelagem esincronização dos sistemas, de maneira a aumentar aconfiabilidade e a vida útil durante a operação.As atividades desta linha de pesquisa, em sua maioria, serãodesenvolvidas no Centro de Pesquisas em Eletrônica dePotência e Energias Renováveis (GESEP).
Inteligência Artificial e Robótica
O aprimoramento de processos por meio de sua modelagem econtrole é a premissa principal dessa linha de pesquisa, cujosobjetivos decorrentes remetem a projetos na área de análisematemática e síntese de controladores para sistemas dinâmicosde cunho geral, tais como, sistemas robóticos, sistemaselétricos de potência, processos agrícolas e industriais. Alémdisto, esta linha de pesquisa também visa o desenvolvimentode técnicas e ferramentas para análise de sinais ereconhecimento de padrões, dentre os quais se encontramsinais biológicos, imagens digitais e térmicas. Atualmente, oDEL tem se dedicado a pesquisas na área de análise, detecçãoe classificação de sinais evocados em sistemas biológicos e naárea de inteligência artificial aplicado a imagens de culturaspara identificação de doenças em plantações. O grupo depesquisadores que atuam nesta linha também dedica esforçosa projetos sobre novas técnicas e algoritmos para análise,modelagem e controle de robôs móveis (terrestre e aéreos),operando de forma individual ou cooperativa, para realização demissões de inspeção e transporte de cargas.
Os pesquisadores desta linha de pesquisa desenvolvem novosalgoritmos de Inteligência Computacional e Artificial, além deaplicar algoritmos existentes, para problemas que podem serautomatizados ou se tornar mais eficientes. As atividades destalinha de pesquisa serão desenvolvidas, majoritariamente, noNúcleo de Especialização em Robótica (NERO) e no NúcleoInterdisciplinar de Análise de Sinais (NIAS).