O Programa de Mestrado em Engenharia Elétrica PPGEE/UFV formará profissionais qualificados na áreana área de Sinais e Sistemas com foco em processamento de sinais, redes inteligentes, energias renováveis e robótica aplicadas ao contexto agrícola e industrial, criando apossibilidade de instalação de mão de obra especializada em Viçosa e região, para atender as demandas das empresas de grande e pequeno porte damesorregião da Zona da Mata Mineira. Em outra vertente, tais profissionais poderão incubar seus projetos de pesquisa no próprio Centev, com apoioinstitucional.
A demanda pelo mestrado é evidente mesmo dentro da própria UFV, uma vez que não há uma especialização na área de Sinais e Sistemas aplicadosa processos agrícolas e industriais. Mais além, um curso de pós-graduação dessa natureza também não existe na Zona de Mata, conforme será destacado aseguir. Por fim, a abertura deste programa na UFV irá atender aos egressos do curso de Engenharia Elétrica, assim como aqueles graduados da UFV emCiência da Computação, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica,Engenharia Química, Física, Matemática e Química. Além disso, a proposta do curso visa possibilitar a fixação de egressos dos institutos federais existentesnos entornos de Viçosa, como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Sudeste de Minas Gerais.
Em aspectos regionais, a Zona da Mata de Minas Gerais possui uma população de cerca de 2 milhões de habitantes, segundo o IBGE, correspondendo a 10% da população do estado. Entretanto, mesmo com uma diversidade de empresas em diferentes setores da economia, a região contribui com apenas 7,6% doPIB estadual. No que se refere ao número de programas por região, o estado de Minas Gerais possui nove programas classificados na área de Engenharias IV. As linhas de pesquisa do PPGEE/UFV foramestruturadas em função do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e da área de excelência da UFV, visualizando a formação de profissionais e odesenvolvimento de tecnologias na área de Sinais e Sistemas com foco em processamento de sinais, redes inteligentes, energias renováveis e robótica aplicadas ao contexto agrícola e industrial. Portanto, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFV contribuirá para o crescimento regional,sem apresentar sobreposição de linhas de pesquisa ao programa de pós-graduação da UFJF.
O corpo docente proposto para o PPGEE/UFV, apresenta índice de citações por publicação indexada superior à média do Sudeste e à maioria das IES na áreade Engenharias IV. Isto indica a relevância da produção científica dos professores, a qual é referendada pelo impacto da citação ponderada que também ésuperior à média do Sudeste e à maioria das IES analisadas na área das engenharias. Portanto, o grupo já produz material científico de qualidade e estácapacitado, principalmente, para promover a formação de recursos humanos de excelência a nível de pós-graduação, aptos a solucionar demandas nas áreasagrícola e industrial.